NotíciasPolítica

Pesquisa AtlasIntel mostra crescimento de Ronaldo Caiado com 15,2% das intenções de voto para presidente

Intenção de voto no governador de Goiás salta em cenários eleitorais e reforça debate sobre alternativas à polarização política no Brasil

Pesquisa estimulada divulgada nesta quarta-feira pela AtlasIntel aponta um crescimento notável do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), entre as intenções de voto para a Presidência da República em 2026. O levantamento indica que Caiado alcança 15,2 por cento das preferências dos eleitores em um cenário sem Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, figurando em segundo lugar atrás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

No cenário testado, Lula lidera com ampla vantagem, registrando cerca de 48,8 por cento das intenções. A seguir, além de Caiado, aparecem nomes como Romeu Zema (Novo) com 11,4 por cento e Ratinho Júnior (PSD) com 9,4 por cento das intenções de voto. Brancos e nulos somam 8 por cento e 2,2 por cento dos entrevistados se declararam indecisos. 

Além do desempenho geral, a pesquisa mostra que Ronald Caiado apresenta forte preferência em segmentos específicos do eleitorado. Entre eleitores evangélicos, por exemplo, o governador goiano alcança 26,1 por cento das intenções de voto, superando inclusive o presidente Lula nesse grupo, que registra 25 por cento. A região Centro-Oeste também se apresenta como um dos maiores suportes ao nome de Caiado, com 34,4 por cento das preferências, seguido do Norte com 30,2 por cento. 

O levantamento testou ainda um cenário com a participação de Michelle Bolsonaro (PL). Nesse contexto, Caiado aparece com 11,3 por cento das intenções de voto, ficando atrás de Lula, com 48,2 por cento, e da ex-primeira-dama, com 30,9 por cento. 

A pesquisa também explorou hipóteses de segundo turno entre Lula e Caiado. Neste caso, o presidente registra 49 por cento das preferências contra 39 por cento do governador goiano. Brancos, nulos e indecisos somam 13 por cento nesse cenário. 

O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 20 de janeiro de 2026, com 5 418 entrevistados por recrutamento orgânico durante navegação online, em diferentes regiões do país. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95 por cento.  

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo