
Presidente Bruno Peixoto (UB) recebe selo de implantação do Compliance na Alego
O objetivo do compliance é fortalecer a integridade institucional, prevenir riscos, ampliar a transparência e assegurar decisões pautadas pela ética e pela boa governança pública.
No último encontro de 2025, a Assembleia Legislativa de Goiás consolidou um marco histórico ao estabelecer o Compliance Público em 100% de suas áreas administrativas. O avanço foi apresentado durante a 7ª reunião do Comitê Central de Compliance, realizada na Presidência da Casa, com a presença do presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), diretores e corpo técnico.
O Comitê Central de Compliance foi presidido pelo advogado, gestor público Danúbio Remy Cardoso Romano Frauzino, responsável por conduzir a estruturação da gestão de riscos no Legislativo goiano desde o início da implementação do programa, em 2023. Sob sua liderança, todas as 32 unidades da Alego tiveram seus riscos mapeados, consolidando uma política institucional alinhada às melhores práticas de governança pública.
Durante o encontro, Bruno Peixoto destacou a importância do trabalho contínuo da equipe e ressaltou que o compliance fortalece a confiança da sociedade goiana no Parlamento. Segundo o presidente, ética, transparência e gestão responsável passaram a ser pilares mais claros e perceptíveis para os cidadãos.
“Hoje estamos entregando para a sociedade 100% do compliance no Legislativo. Não foi fácil, mas essa conquista demonstra o compromisso da Casa com a boa governança. Essa é apenas uma etapa, e o trabalho continua”, afirmou Bruno Peixoto.
O presidente do Comitê Central de Compliance, Danúbio Remy, ressaltou o envolvimento da alta direção e o comprometimento técnico da equipe ao longo do processo. Para ele, o compliance se consolida como um legado institucional que transcende gestões.
“É uma grande vitória desta gestão. Assim como a Assembleia Legislativa já é reconhecida com o Selo Diamante de Transparência, o compliance também se tornará um valor permanente da instituição, fortalecendo a integridade e a segurança jurídica ao longo dos anos”, declarou Danúbio Remy.
A chefe da assessoria técnica de compliance, Kelly Afiune, destacou que o objetivo do programa é fortalecer a cultura organizacional, aprimorar os controles internos e garantir que todas as decisões da Casa sejam pautadas pela ética, pela transparência, pela responsabilidade e pela segurança jurídica. Ela também ressaltou o pioneirismo nacional da Alego na consolidação do modelo.
Ao final da reunião, os integrantes do Comitê Central de Compliance entregaram ao presidente Bruno Peixoto o selo comemorativo que simboliza o alcance de 100% do mapeamento de riscos institucionais.
As ações do colegiado seguem agora para as etapas de análise e monitoramento contínuo dos riscos de integridade, reforçando o compromisso da Assembleia Legislativa de Goiás com a boa governança e a confiança pública.
Com essa implantação, a Assembleia de Goiás se torna a primeira Casa Legislativa a implantar o Compliance Público em 100% de suas áreas técnicas, com riscos administrativos identificados e aperfeiçoamentos dos eixos de integridade administrativa.




