GovernoNotícias
Tendência

Caiado e Daniel Vilela entregam mais de 200 veículos a cidades goianas

Iniciativa do Programa Goiás do Crescimento e Empreendedorismo investe R$ 180 milhões em benefícios e reforça infraestrutura e saúde dos municípios

O governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Daniel Vilela entregaram, nesta segunda-feira (15/12), em Goiânia, mais de 200 veículos e outros benefícios a 206 cidades goianas. Com investimento do Tesouro Estadual na ordem de R$ 180 milhões, a iniciativa faz parte do Programa Goiás do Crescimento e Empreendedorismo, que visa fortalecer os municípios e promover o desenvolvimento regional equilibrado, por meio da ampliação da capacidade de trabalho das administrações municipais.

“Visamos melhorar as condições de coordenação, administração e atendimento à sociedade nas cidades. O objetivo é a descentralização e o empoderamento cada vez maior das prefeituras. Essa foi a política que nós direcionamos desde que corrigimos a economia de Goiás. O prefeito ou a prefeita no nosso estado terão um nível de autonomia que não tinham antigamente”, afirmou o Caiado.

Daniel Vilela definiu a nova política pública como uma inovação na relação entre o governo estadual e as cidades goianas. “Hoje, temos uma gestão com capacidade fiscal, que atende naquilo que é possível e também com que nos comprometemos com os municípios. Esse programa foi um acerto imensurável”, frisou o vice-governador.

Municipalismo


A iniciativa é de responsabilidade das secretarias de Estado de Relações Institucionais (Serint) e da Saúde (SES). Por parte da Serint, os veículos entregues, entre carros e caminhões basculantes, irão ampliar a capacidade de atuação das prefeituras, permitir atendimento mais eficiente à população e redução de custos com aluguel e manutenção de frotas antigas.

“Este é um gesto concreto do compromisso da gestão do governador com o municipalismo e o fortalecimento das administrações locais. É nos municípios que a vida acontece. Esses novos veículos darão mais mobilidade e estrutura para o atendimento de demandas locais. São ferramentas que farão diferença real na vida dos goianos”, explicou o titular da pasta, Armando Vergílio.

Já a Secretaria da Saúde entregou 136 veículos, sendo 81 carros especiais para a Rede Nascer voltados ao transporte de gestantes e seus bebês para consultas, 35 caminhonetes, 18 ambulâncias, quatro vans e 550 bicicletas elétricas para agentes comunitários, sejam de endemias ou de saúde da família. A ampliação da frota também fortalece ações de atenção primária e prevenção, como o trabalho dos agentes comunitários de saúde, que passam a contar com bicicletas elétricas para ampliar o alcance das visitas domiciliares.

A medida contribui para o acompanhamento mais próximo de gestantes, especialmente em áreas de difícil acesso, e integra a estratégia do Estado de enfrentamento a doenças respiratórias, com foco na redução de casos de bronquiolite entre gestantes em Goiás. “Quando assumi a secretaria, o governador Ronaldo Caiado pediu para que eu fosse o mais municipalista possível. Não há como fazer regionalização da saúde sem parceria com prefeitas, prefeitos e o Legislativo de cada cidade. Esse apoio logístico robusto que entregamos é extremamente importante, pois coloca o cidadão no centro do cuidado”, disse o titular da SES, Rasível dos Reis.

“A deterioração de um município pode ser rápida. Goiânia quase acabou em todos os seus segmentos. A saúde estava em calamidade. É preciso entender que, em política, se formos um grupo unido, fazemos gestões que vão para frente e levam nossas cidades adiante também”, pontuou o prefeito da capital, Sandro Mabel. “Veículos trazem maior conforto no transporte, sobretudo para municípios do interior, que antes precisavam se deslocar para Goiânia quase sempre. Vão colaborar para dar melhor comodidade”, salientou o prefeito de Amaralina, Dásio Marques.

Fotos: Romullo Carvalho

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo