CapacitaçãoNotícias
Tendência

Sebrae Goiás supera meta de 2 milhões de atendimentos e amplia apoio ao pequeno negócio.

Foco para 2026 é voltado para educação empreendedora, internacionalização e inteligência artificial

Sebrae Goiás superou, já em outubro deste ano, a meta prevista apenas para o fim de 2026 de alcançar 2 milhões de atendimentos ao empreendedor, um resultado atingido com 14 meses de antecedência. A conquista foi detalhada pelo Conselho Deliberativo da instituição nesta quinta-feira (11/12), durante a apresentação dos resultados de 2025 e dos planos para 2026, em coletiva realizada na sede do Sebrae Goiás, no Setor Bueno, em Goiânia, em meio às celebrações pelos 53 anos da entidade no Estado. “Precisamos comemorar muito. Essa meta nos faz buscar outros desafios extremamente importantes aos micro e pequenos empresários”, diz o presidente do Conselho, José Mário Schreiner.

Entre 2015 e 2022, a média foi de 340 mil atendimentos por ano. De 2023 em diante, o volume de empresários atendidos cresceu 109% de 2022 para 2025, chegando a 165% se comparado com a média. Apenas em 2025, foram 926.980 atendimentos.

Outro objetivo atingido foi o de chegar aos 246 municípios goianos e seus povoados, tornando os canais de atendimento da entidade cada vez mais acessíveis: “tem gente que acha que atrás dos montes não tem nada, que a vida acaba onde o asfalto termina, mas atrás do monte tem mais gente e, entre elas, têm empreendedores”, diz Schreiner.

Houve ainda a expansão da rede estadual das Salas do Empreendedor, que, em parceria com as prefeituras, saltou de 38 para 135, presentes em 130 municípios, incluindo três salas em Goiânia. Para o próximo ano, outra ação de interiorização é a construção de sedes do Sebrae. Em Anápolis, a obra já está avançada, mas serão construídas também em Goianésia, Caldas Novas e Rio Verde.

Schreiner também adiantou que haverá um grande evento de startups em Goiânia em 2026, evento que já está em planejamento. “Ano que vem promete! Queremos ter mais de mil startups envolvidas aqui e, sem dúvida nenhuma, Goiás será destaque no próximo ano”.

Cenário goiano e planos para 2026

Segundo o mapeamento feito pela instituição, Goiás possui hoje 927 mil empresas, cerca de 4% do total do Brasil. Juntos, os pequenos negócios formam 95% das empresas goianas e são responsáveis por 38% do PIB do Estado. Além disso, são os que mais empregam: 72% dos empregos gerados são em pequenas empresas.

Dessas 927 mil empresas, apenas 505 são exportadoras, das quais 46% são pequenos negócios. Esse é um dos motivos pelos quais um dos principais projetos do Sebrae para 2026 é fomentar a internacionalização de pequenas empresas goianas. “Os pequenos negócios exportam apenas R$ 23 milhões [de tudo o que Goiás exporta], ou seja, 0,18%. O que o Sebrae pode fazer para aumentar a competitividade desses pequenos negócios? Estamos lançando um pacote que é o Move+”, explica o diretor técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa.

O projeto vai capacitar e apoiar os pequenos empresários com diagnósticos, consultorias, rodadas de negócios, missões empresariais e outras iniciativas para ajudá-los a se inserir no mercado externo. “Nós vamos pegar essa empresa e trabalhar começo, meio e fim. Pegar na mão e, de fato, colocar o produto dele em outro país. Já temos uma rodada prevista no começo de 2026 em Portugal”, pontua Lessa.

Outra iniciativa envolve cursos de pequena duração para preparar esses empresários: “não é pra todo mundo esse mercado. Você tem que ter um produto diferenciado e competitivo e que, de fato, não tenha em outro país”, diz o diretor. “Quando a gente olha para o Estado de Goiás, a gente tem que apostar muito na regionalização, nas nossas cachaças, no artesanato, na moda autoral. Temos que explorar coisas genuínas do nosso Estado”, completa.

Na parte da IA, a principal iniciativa se chama Inicia.IA, com vídeos, e-books, palestras, cursos e oficinas presenciais e on-line para capacitar os empresários no uso da IA na melhoria dos processos internos, na comunicação e na comercialização. “Temos a meta de chegar à metade dos pequenos negócios goianos utilizando ferramentas de IA na gestão da sua empresa”, planeja Lessa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo